Com que frequência devo trocar o óleo do meu veículo?
A troca de óleo do carro parece algo tão simples, mas, ao mesmo tempo, pode trazer várias dúvidas. Pensando nisso, trouxemos mais um conteúdo exclusivo para te ajudar!
O óleo é fundamental para o funcionamento do motor de um carro, contribuindo para o esfriamento do motor, diminuição do atrito das peças, limpeza e para o funcionamento adequado do automóvel como um todo.
Dessa forma, saber quando realizar a troca e se atentar aos prazos, pode fazer toda a diferença no funcionamento do seu carro, na sua segurança e no seu bolso!
Por que trocar o óleo do carro?
Realizar a troca de óleo de maneira periódica é uma forma de manutenção preventiva. Ou seja, é uma atitude a ser feita que evitará maiores problemas, entre eles: desgaste ou fundição do motor, superaquecimento do carro e dano de peças e sistemas.
Conforme o tempo, o óleo existente no carro vai sofrendo o acumulando impurezas vindas do desgaste natural das peças, e essas impurezas em excesso podem ser extremamente prejudiciais. Da mesma forma que pode perder a viscosidade e também não realizar sua função de maneira adequada.
Existem três tipos de óleo para carro:
- Sintético, recomendado para carros mais novos ou que percorrem grandes distâncias. Tem um melhor desempenho e resistência à oxidação.
- Semi Sintético, recomendado para caminhonetes e outros veículos com mais potência do motor. É uma opção intermediária, considerando custo e eficiência.
- Mineral, recomendado para veículos que exijam trocas mais frequentes, como carros mais antigos. É o mais barato, porém não tão eficiente.
O processo de troca é bem simples. Primeiro é feita a drenagem completa do óleo antigo, para então ser trocado o filtro e colocado o óleo novo. O mecânico então irá colocar um novo adesivo nos para-brisas com a data ou quilometragem para a nova troca.
O processo é bem rápido, e você pode ficar esperando na oficina sem comprometer o restante do seu dia.
Com que frequência devo fazer a troca de óleo?
Trocar o óleo do carro deve ser feito sempre de acordo com a recomendação do fabricante, e depende de uma série de fatores como quilometragem, tipo de veículo, etc.
Em geral, recomenda-se a troca entre seis meses a um ano, ou a cada 5 mil, ou 10 mil quilômetros rodados, o que acontecer antes. Inclusive, se você usa seu carro com frequência, em altas velocidades ou vias esburacadas, de terra, ou outras que exigem um trabalho maior do motor, pode ser preciso realizar a troca do óleo com mais frequência.
Mesmo que você não use o carro com tanta frequência ou não atinja a quilometragem recomendada, é fundamental que troque o óleo pelo menos a cada um ano.
Também é preciso se atentar, caso o escapamento solte fumaça azul, se o carro está fazendo muitos ruídos ou se apresentar qualquer outro sinal de que algo está errado.
Ainda, é preciso atenção: não misture produtos de marcas diferentes, não use óleo que está próximo da data de validade e escolha sempre mecânicos de confiança para realizar a troca.
Em caso de dúvidas, saiba que você pode sempre contar com a Highway! Estamos à disposição em qualquer uma de nossas unidades ou na central de atendimento.