Tabela de Calibragem de Pneus – Guia Completo para cuidar do seu automóvel
A tabela de calibragem de pneus é um item fundamental para todos os motoristas, afinal, além de ajudar na hora de calibrar os pneus do seu carro, ela também é importante para economizar gastos a mais na manutenção do veículo.
Em linhas gerais, quando um carro roda “descalibrado” tende a gastar de 20 a 25% a mais de combustível do que um veículo com os pneus devidamente calibrados, uma vez que eles apresentam uma resistência maior ao rolamento. Ou seja, você deverá abastecer o seu carro mais vezes!
Quer fugir desses problemas? Então, continue a leitura que vamos ter mostrar como aproveitar a tabela de calibragem de pneus!
Por que a tabela de calibragem de pneus é tão importante?
Quando falamos sobre calibragem de pneus, existe um tópico muito importante: a quantidade de pressão inserida no item.
Se você colocar menos pressão, o pneu ficará pesado e mais difícil de rolar – aumentando seu gasto com gasolina, como mencionado anteriormente.
Por outro lado, caso você coloque pressão de mais, o pneu fica com menos aderência ao solo e compromete a sua dirigibilidade, podendo provocar até mesmo acidentes mais graves.
É justamente nesse contexto que a tabela de calibragem de pneus é essencial.
A tabela não tem segredo: basta ler a medida do pneu e encontrar a calibragem ideal para ele.
Isso é importante, pois a quantidade de pressão, como é óbvio, depende do tipo de pneu, do seu aro, tamanho e outros elementos importantes.
Por isso, mesmo que você e seu amigo tenham um mesmo carro (por exemplo, um Chevrolet Onix), é possível que cada um rode com uma calibragem diferente, uma vez que ele pode usar um pneu de aro 13 e você um de aro 14.
Como sei a medida correta para o meu carro
Como vimos no tópico anterior, a calibragem de pneus varia de carro para carro, além de depender do tamanho do aro e outros elementos. Portanto, é praticamente impossível elaborar uma tabela de calibragem de pneus, já que seriam inúmeros dados para inserir.
Então, para resolver essa questão você deve encontrar a calibragem correta para o seu carro. Veja um passo a passo:
- Pegue o Manual do Proprietário do carro;
- Abra no Índice e procure pela página que fala sobre os pneus;
- Pegue a página específica e procure pela seção que fala sobre a calibragem;
- Confira na tabela de calibragem de pneus todas as especificações para cada tipo de pneu.
O que você está procurando nesse caso é uma informação que pareça mais ou menos com isso:
175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31
É provável que o seu Manual do proprietário tenha mais de um código assim (talvez 4, 5 ou até mais). Com essas informações, você já saberá como calibrar o pneu do seu carro.
Como interpretar as informações sobre calibragem de pneus
Beleza, mas como interpretar os códigos do manual?
Vamos destrinchar o código abaixo:
175/70 R14: é a medida do pneu. O primeiro número (175) especifica a largura do pneu em milímetros; já o segundo (70) diz qual é o percentual da altura da banda de rodagem em relação à largura (no caso, a altura da banda é de 70% de 175mm).
A letra R indica que se trata de um pneu Radial e o último número (14) indica o aro da peça.
Portanto, um pneu 175/70 R14 é um pneu radial, de aro 14, com 175 milímetros de largura e 70% disso (122,5 milímetros) de altura de banda de rodagem.
Essa parte foi fácil. Depois vem a calibragem, que no exemplo mencionado é 2.1/30 e 2.1/31.
O primeiro número (2.1) é a calibragem medida em BAR, um sistema muito usado na Europa; já o número seguinte (30) é a mesma calibragem, mas em PSI (pound per square inch), sistema usado no Brasil, ou seja: 2.1 BAR equivale a 30 PSI.
Você pode notar que há uma diferença nos números (2.1/30 e 2.1/31) isso porque, normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
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