De quanto em quanto tempo devo fazer o alinhamento e balanceamento no meu carro?
Quanto se trata de alinhamento e balanceamento, não são poucas as pessoas que têm um carro pelo qual zelar e se veem com dúvidas dos mais diversos tipos.
E, dentro desse contexto, não é raro que a questão do prazo gere questionamentos.
Será que existe um momento exato para recorrer a esses serviços?
Conheça a resposta no decorrer dos próximos parágrafos.
Alinhamento e balanceamento: afinal, são a mesma coisa?
Antes de mais nada, é imprescindível que façamos uma pausa para explicarmos que alinhamento e balanceamento são serviços diferentes, embora estejam voltados para os mesmos elementos do carro.
Por geralmente serem tratados de forma conjunta, é comum que exista quem acredite que se trata de uma única coisa, mas esse pensamento de fato está equivocado.
Ocorre que o alinhamento, como seu próprio nome sugere, tem como foco justamente alinhar as rodas, de modo a fazer com que o veículo não fique “puxando para os lados”. Trata-se, portanto, de algo essencial no que diz respeito à segurança.
Já o balanceamento tem o intuito de realmente manter rodas e pneus balanceados, de modo que se desgastem por igual. Assim, garante mais conforto durante a dirigibilidade, sem que o veículo fique com trepidação no volante.
Trepidação essa que, caso não haja o devido balanceamento, pode ser sentida nos bancos e no piso também.
De quanto em quanto tempo é preciso recorrer a esses serviços
Agora, eis uma informação de extrema importância: ao contrário do que está no imaginário de muitas pessoas, não existe necessariamente um prazo para a realização destes serviços.
Há, por outro lado, uma recomendação de que eles sejam feitos a cada 10 mil quilômetros que o carro rodar. Mas esta quilometragem nem sempre condiz com as necessidades reais do veículo.
Isso porque muito antes dessa marca é possível notar trepidações e tendências de o volante “puxar para o lado”, principalmente quando é preciso dirigir por vias mais acidentadas, quando é preciso carregar muito peso no carro ou mesmo quando há troca de algum pneu.
Situações desse tipo tendem a desestabilizar qualquer veículo, e com um carro não seria diferente, ainda mais quando o peso em questão se concentra apenas de um lado: este lado, mais pesado, acabará se desgastando mais rápido.
Então, de fato não há um prazo. A dica geral, porém, é que a manutenção preventiva esteja no centro de suas preocupações, pois é por meio dela que será possível perceber quando algo estiver dando sinais de que é preciso agir.
E, não: alinhamento e balanceamento não são serviços que precisam ser feitos sempre juntos. Tudo irá depender das necessidades que o veículo estiver apresentando, e que poderão ser percebidas na manutenção acima citada.
Onde fazer alinhamento e balanceamento em seu carro, sem medo
Por fim, é preciso enfatizar a importância de fazer o alinhamento e o balanceamento do seu carro somente em locais que prezam pela excelência.
E, quanto isso, não pense duas vezes antes de nos procurar.
Aqui na Highway você conta com estes serviços e com muitos outros que, juntos, ajudarão a manter sua dirigibilidade e seus pneus impecáveis. Saiba mais sobre eles em nosso site e faça um orçamento com nossos especialistas.