Como saber quando é preciso realizar o balanceamento do pneu?
O balanceamento do pneu consiste em equilibrar o conjunto de rodas e pneus. Existem dois tipos de balanceamento, o estático e o dinâmico. Este procedimento não se limita a melhorar a dirigibilidade do condutor, e sim, aumentar a segurança de todos no veículo.
Se deseja ter um carro seguro e que fique confortável para dirigir, precisa saber a hora certa de fazer o balanceamento dos pneus. Fique por aqui, falaremos sobre este assunto e quais cuidados ter após realizar este serviço.
Quando é necessário realizar o balanceamento do pneu?
Uma das primeiras indicações para o balanceamento do pneu é quando ele atinge 10 mil quilômetros rodados. Esta é uma recomendação geral das fabricantes de carros, porém, esta não é uma das únicas condições para realizar este procedimento, veja quais são as demais:
- Trepidação no volante: quando o motorista começa a acelerar, normalmente, acima de 50km/h, e o volante fica tremendo, isso quer dizer que as rodas estão desestabilizadas, com isso, é preciso fazer o balanceamento;
- Ao passar por grandes buracos: nesta situação, as rodas também podem se desestabilizar, portanto, também é necessário realizar o procedimento;
- Volante puxando para um dos lados: assim que o condutor percebe que perdeu a estabilidade e o volante começa a puxar para um dos lados, isso quer dizer que o veículo precisa de um balanceamento.
Preciso fazer o alinhamento e balanceamento juntos?
Não é preciso fazer o alinhamento e balanceamento juntos, pois o alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas, e o balanceamento em outras situações, como as citadas no tópico acima.
Apesar de não ser obrigatório, para garantir mais segurança, eles podem ser feitos juntos.
Cuidados com o carro após o balanceamento
Alguns cuidados podem ser tomados até o próximo balanceamento de pneu. Dessa forma, o motorista diminui as idas ao mecânico e até economiza combustível, confira os principais:
- Tome cuidado ao passar por buracos;
- Faça a calibragem de pneus a cada 15 dias, sempre com eles frios, ou seja, assim que utilizar o veículo pela primeira vez ao dia, e em um posto que fique até 3 km;
- Se for transitar por ruas muito esburacadas e de terra, adquira pneus próprios para ruas de terra;
- Sempre que ouvir barulhos estranhos, procure um profissional de confiança para realizar as manutenções.
Muito mais que saber como o balanceamento deve ser feito e como é realizado, o motorista deve fazer a manutenção do carro de tempos em tempos e realizar os serviços de forma correta e em um local especializado. Este serviço é de suma importância para a segurança de todos, inclusive de pedestres, pois o veículo pode ficar desregulado e causar um acidente.
Aqui na Highway você conta com diversos serviços que ajudarão a manter o seu pneu da melhor forma até a sua troca, como alinhamento e balanceamento. Confira as opções de marcas e numerações em nosso site e faça um orçamento com um de nossos especialistas!