OS SINAIS QUE O SEU VEÍCULO COMEÇA A DAR QUANDO É PRECISO FAZER A TROCA DE ÓLEO
A troca de óleo é importante para melhorar o desempenho do carro. Com ela em dia, ou seja, seguindo corretamente os prazos estipulados segundo o tipo de óleo, menos vai gastar com manutenção.
Devido a falta de óleo, o seu motor pode fundir, assim, fazendo você gastar uma fortuna com outro. Para que isso não ocorra, fique atento aos sinais que o carro dá quando é preciso fazer a troca.
Separamos neste post todas as dicas, confira!
IMPORTÂNCIA DO ÓLEO PARA O CARRO
Primeiramente, você deve saber qual o tipo de óleo que deve colocar em seu carro. Para isso, é preciso seguir as instruções do fabricante. No manual há o tipo de óleo ideal para seu carro.
A partir disso, você saberá sua viscosidade e especificações. O desempenho do motor depende disso, evite deixar nas mãos da sorte ou do seu achismo. Veja quais tipos de óleo existem:
- Mineral: se trata de um óleo menos viscoso e menos tolerante a alta temperaturas;
- Sintético: indicado para quem roda mais quilômetros por dia, além de aturar qualquer temperatura e durar mais;
- Semissintético: é uma mistura dos dois tipos de óleo, recomendado para motores que trabalham em altas rotações, mas pode ser usado em motores menores. Ele se prende as partes metálicas do motor enquanto ele está desligado, o ajudando a ter menos atrito na primeira partida do dia.
A troca do óleo é importante para diversas funções, não somente a lubrificação das peças. Ele mantém a temperatura do motor, ajuda a mantê-lo limpo e o protege contra a oxidação. Um motor lubrificado tem mais vida útil e economiza combustível.
SINAIS QUE VOCÊ DEVE FAZER A TROCA DE ÓLEO
Óleo sujo é um dos primeiros sinais que você deve fazer a troca de óleo. Seu carro começa a trepidar, gastar muito combustível e o motor pode falhar.
Os carros possuem uma luz no painel como se fosse uma lâmpada a óleo. Se ela acender, é um indício de que seu motor está sem óleo.
Uma vez por semana é preciso que você verifique o óleo do seu carro. Caso você não sinta segurança em olhar ou não saiba, vá até o seu posto de combustível de confiança. Os frentistas sabem fazer esse procedimento, e muito bem. Se o nível do óleo está baixo, vá até um centro automotivo imediatamente.
E por último, mas não menos importante, sempre acompanhe a quilometragem que será a sua próxima troca de óleo. Fique atento a todas as dicas, assim, o motor do seu carro e seu bolso agradecem!
TROCA DE ÓLEO É NA HIGHWAY PNEUS
Não basta saber reconhecer os sinais que seu carro está indicando. Você precisa ir em um lugar de confiança para fazer a troca do seu óleo.
Aqui na Highway, você conta com profissionais capacitados para fazer o procedimento da melhor forma. Eles saberão lhe indicar o óleo ideal para seu carro e quando deve ser feita a sua próxima troca de óleo.