Como as medidas de pneu influenciam a economia de combustível e segurança do veículo?
A segurança de todos os que estão no veículo deve vir antes da preocupação com a economia do combustível. Saber quais são as medidas de pneu podem influenciar diretamente nesses quesitos.
Continue a leitura para saber mais sobre os impactos do tamanho de cada pneu e como fazer a manutenção correta para prolongar sua vida útil.
A influência das medidas do pneu com a economia do combustível e segurança
Em um carro, quanto mais força o motor fizer, mais combustível ele gasta. Sendo assim, pneus com medidas maiores são mais pesados e, com isso, fazem com que o carro gasta mais combustível.
Porém, mesmo o pneu menor oferecendo este benefício, você não pode colocar qualquer pneu em seu carro. É preciso seguir as especificações do fabricante do carro para garantir a segurança do motorista e passageiros. Para saber qual o pneu ideal para seu veículo, basta verificar no manual do carro.
Caso você não tenha o manual, pode dar uma olhada em sites que oferecem esta informação de forma gratuita. A numeração fica na lateral do pneu, mas é bom confirmar no manual.
Esta numeração traz as seguintes informações, veja como exemplo o pneu 175/65R14:
- 175: milímetros do pneu em largura;
- 65: percentual de altura em relação à largura;
- R: a construção do pneu, nesse caso, radial;
- 14: diâmetro do aro em polegadas.
Como fazer a manutenção dos seus pneus
Independente das medidas de pneu do seu carro, eles devem ter a manutenção devida. A primeira dica é sempre comprar os pneus em uma loja de sua confiança e, se possível, por marcas conhecidas como Goodyear.
Além disso, realize as manutenções do seu carro, como troca de óleo e freios, por exemplo, sempre no momento certo. Não espere o veículo parar em um lugar ermo para chamar o mecânico, isso também conta na economia de combustível e segurança de todos.
Confira as dicas de cuidados que separamos para seu pneu durar o tempo estimado pelo fabricante:
- Realize a calibragem dos pneus sempre a cada 15 dias, com eles frios e em um local que esteja a, no máximo, 3 quilômetros de distância;
- Faça o balanceamento e alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados, quando trocar as partes da suspensão ou passar por buracos;
- O rodízio dos pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados.
Sempre verifique se os sulcos do pneu estão baixos, eles podem ser verificados através de um indicador que a peça possui, se trata de um pequeno bloco de borracha. Assim que os sulcos atingirem este tamanho, deve-se fazer a troca dos pneus.
Aqui na Highway você conta com diversos serviços que ajudarão a manter o seu pneu na melhor forma até a sua troca. Confira também as opções de marcas de vários modelos em nosso site e faça um orçamento com um de nossos especialistas!