Central de Atendimento (11) 3030-9930
Revenda oficial
Notícias

O que é o índice de velocidade pneu

indice-de-velocidade-pneu

Para cuidar bem do seu automóvel é preciso não apenas fazer manutenção periódica, abastecer corretamente e calibre periodicamente. É fundamental também que você conheça o índice de velocidade pneu e respeite suas limitações.

As rodas são uma das partes principais de um veículo. Elas garantem a tração com o asfalto e a segurança nas vias, contribuem consideravelmente para o conforto dos passageiros e também são fundamentais para uma maior vida útil e aproveitamento do combustível e de todo o motor e sistemas do carro.

Para isso, é preciso que suas rodas estejam sempre calibradas na pressão adequada recomendada pelo fabricante, em bom estado e sem danos. Também é fundamental que os pneus tenham o índice de velocidade indicado e que esse índice seja respeitado pelos motoristas.

Continue lendo para entender mais sobre o que é esse índice e o que cada categoria representa.

O que é índice de velocidade pneu?

Índice de velocidade pneu é uma classificação dada pelos fabricantes sobre a capacidade de velocidade máxima que o pneu pode atingir quando nas suas calibragem de pneu adequadas.

Ou seja, é um número que corresponde ao máximo de velocidade que aquele pneu deve andar. E não apenas diz respeito à velocidade, mas também para promover as condições ideais de segurança, conforto, tração, desempenho nas curvas e desgaste.

Tabela dos índices de velocidade

Para definir os índices em questão, os fabricantes de pneu fazem uso de letras, onde cada uma corresponde a um máximo de velocidade. E cada uma dessas classificações é recomendada para um tipo de veículo, uso, clima e peso.

Para carros desportivos e exóticos, é recomendado um índice com velocidade maior. Para sedãs familiares, valores intermediários podem ser suficientes. E para veículos 4×4 ou em locais com neve, é recomendado um índice menor.

Seguem as classificações:
● L = 120 km/h, para “off road” e caminhões pequenos;
● M = 130 km/h, para pneu reserva temporário;
● N = 140 km/h, para pneu reserva temporário;
● Q = 160 km/h, para inverno e 4×4;
● R = 170 km/h, para caminhões pequenos de serviço pesado;
● S = 180 km/h, para vans e sedãs;
● T = 190 km/h, para vans e sedãs;
● U = 200 km/h, para sedans e coupés;
● H = 210 km/h, para sedans esportivos e coupés;
● V = 240 km/h, para carros esportivos;
● W = 270 km/h, para carros esportivos exóticos;
● Y = 300 km/h, para carros esportivos exóticos;
● ZR = acima de 240 km/h, para carros esportivos exóticos;
● (Y) = acima de 300 km/h, para carros esportivos exóticos;

Atenção!

É fundamental se atentar ao fato de que um maior índice de velocidade pneu não significa que essa é a velocidade recomendada para andar. Ou seja, não dá permissão e nem recomenda ultrapassar o limite de velocidade das vias.

E é muito importante ler o manual e se atentar, uma vez que o índice de velocidade pneu deve ser igual ou maior do que o original, nunca inferior. Além disso, os pneus precisam estar calibrados adequadamente, e em bom estado.

Nossas lojas

      Orçamento Rápido via Whats