Central de Atendimento 11 3030-9930
Revenda oficial
Notícias

Qual a importância do balanceamento e alinhamento?

O balanceamento e alinhamento são procedimentos importantes para o carro continuar andando em segurança e garantir o conforto de todos. Eles devem ser feitos no momento correto para evitar gastos extras com componentes que podem ser danificados.

Vem conhecer os motivos de realizar estes procedimentos, como eles são feitos e quando realizá-los

Importância do balanceamento e alinhamento

O primeiro impacto que o motorista sente ao fazer o balanceamento e alinhamento é na dirigibilidade. Estes procedimentos são super importantes para que o carro tenha uma boa estabilidade, portanto, deve ser feito no momento correto, falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.

O alinhamento e balanceamento evita o desgaste dos pneus e demais componentes, assim, evita que algo aconteça e o condutor tenha que levar o carro até um mecânico antes do esperado. Desse modo, ao fazer os procedimentos, há uma economia no bolso do dono do veículo.

Por último, mas não menos importante, eles aumentam a segurança e conforto não só do motorista, mas de todos que andam no carro. Portanto, fazer a manutenção preventiva trará economia, segurança e conforto.

Como são feitos os procedimentos

Agora que você sabe da importância do balanceamento e alinhamento, entenda como eles são feitos.

importancia-balanceamento-e-alinhamento

 

Balanceamento

Nele é feito uma medição através de uma máquina para verificar o equilíbrio, ou seja, a distribuição de peso entre os componentes. Desse modo, ela encontra um equilíbrio para que o veículo rode sem trepidações.

Existem dois tipos de trepidações:

Dinâmico: realiza o balanceamento com o conjunto em rotação para corrigir os problemas, são feitas batidas semelhantes a de um martelo;
Estático: é feito com ele imóvel, com a vibração da roda no sentido horizontal/lateral.

Alinhamento

O alinhamento busca o equilíbrio em movimento, com isso, mede e ajusta os ângulos que as rodas fazem em relação ao chão e as linhas de centro do veículo. Isso faz com que todas as forças que atuam no carro fiquem em equilíbrio.

São analisados três ângulos mais importantes, sendo eles:

Câmber: ângulo de inclinação vertical da roda, em relação ao plano de apoio;
Caster: ângulo de inclinação longitudinal pino-mestre ou do eixo de direção em relação à vertical;
Convergência: análise da diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus.

Quando realizar o balanceamento e alinhamento

É recomendado que o balanceamento e o alinhamento seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados. Além disso, eles podem ser feitos quando for feito o rodízio de pneus, quando alguma câmara de ar for consertada, troca de pneus, passar por algum buraco profundo ou trepidação ao volante.

Aqui na Highway você conta com profissionais capacitados para realizar o balanceamento e alinhamento dos seus pneus de forma precisa. Ainda conta com pneus de diversas marcas e modelos, caso precise trocá-los.

Entre em nosso site e conheça as opções disponíveis. Fale com um de nossos especialistas e faça um orçamento sem compromisso de nossos serviços e produtos!

Nossas lojas

      Orçamento Rápido via Whats