A importância da manutenção do câmbio de carro
O câmbio de carro é uma das partes mais importantes de um veículo, sendo sua manutenção muito importante para o automóvel em si e para seus usuários. Entenda.
Em um automóvel, o câmbio é o sistema responsável pela troca de marchas, promovendo equilíbrio entre a velocidade e força para o funcionamento adequado de um veículo, na potência correta.
É com a ajuda do câmbio, mudando de marchas, que é possível, por exemplo, subir uma ladeira com mais facilidade, alcançar velocidades mais elevadas, dirigir em descidas íngremes sem superaquecer, dar ré, etc.
Também com a ajuda do câmbio e das marchas adequadas se garante um melhor consumo de combustível, um maior aproveitamento da potência do motor e um melhor funcionamento do carro como um todo. Assim, é fundamental se atentar na necessidade de manutenção.
A importância da manutenção correta
O câmbio de carro é, em conjunto com o motor, um dos componentes mais caros para ser substituído. Só por esse motivo já podemos notar a importância da manutenção correta e periódica.
Outros motivos estão ligados à durabilidade do veículo e seus componentes, principalmente das engrenagens e motor. Podem ocorrer problemas na troca de marcha, desgaste de peças, vazamento de óleo, maior consumo de combustível, aumento de temperatura do câmbio, entre outros.
E, um dos principais motivos é a segurança dos passageiros. Um câmbio com problemas pode afetar outros sistemas e fazer com que o carro dê problemas e pare de funcionar sem aviso prévio. Isso pode acontecer, inclusive, durante o uso.
Tanto em carros com câmbio manual quanto automáticos, é fundamental a manutenção periódica, segundo a recomendação do fabricante e do seu mecânico, ou quando o carro começar a dar alguns sinais de problema.
Como é feita a manutenção do câmbio
A manutenção do câmbio de carro depende, primeiramente, se o câmbio é manual ou automático. Também irá depender do tipo de veículo, quilometragem, tipo de uso e ano de fabricação.
Em geral, é preciso verificar os níveis de óleos, aditivos e outros líquidos, assim como os filtros. Depois, os níveis de pressão, o funcionamento da engrenagem periodicamente, é necessário realizar a troca de óleo e filtros, vedações e outras peças.
Mas atenção! Nunca tente fazer a manutenção por conta própria, principalmente se não tem os conhecimentos técnicos necessários para isso! Leve sempre seu veículo em um mecânico de confiança.
Como saber a hora de fazer manutenção do câmbio de carro?
O ideal é sempre se atentar nas revisões do carro, sempre seguindo o calendário recomendado pelo fabricante. Porém, para saber que a manutenção está próxima e é necessária, existem alguns sinais que podem ser observados.
Se, por exemplo, o câmbio começar a superaquecer e nas demais situações seguintes:
- Barulhos estranhos ou travar na troca de marcha;
- Alguma luz no painel estiver acesa;
- Existir dificuldade na hora da troca de marcha;
- As rodas estiverem “patinando”.
Esses são exemplos de casos em que se deve procurar um mecânico de confiança imediatamente.
Por isso é, também, muito importante se atentar a detalhes e conhecer o seu carro, procurando ajuda ao sinal de qualquer irregularidade.