Central de Atendimento 11 3030-9930
Revenda oficial
Notícias

Como calibrar o pneu do meu carro?

calibrar-o-pneu

Calibrar o pneu do carro, e saber como fazer isso, é muito importante para que o mesmo continue funcionando adequadamente por mais tempo.

Quando os pneus estão calibrados, o carro funciona de maneira equilibrada, com um equilíbrio nos sistemas de suspensão, tração, direção, etc. Ou seja, quando os pneus não estão cheios ou com calibragem desigual, algum sistema pode ser sobrecarregado, desgastando mais rapidamente e demandando manutenção frequente.

Ainda, corre-se o risco de detalonamento, deterioração do pneu e maior instabilidade do carro. Sem contar um maior consumo de combustível.

Mas então, como evitar que isso aconteça e calibrar pneu de maneira adequada?

Como saber a calibragem correta?

Por mais que acreditem existir um certo “padrão” na calibragem dos pneus, o número pode variar dependendo do modelo, potência, fabricante ou carroceria, por exemplo.

Para ter certeza da calibragem correta, basta consultar o manual do proprietário do seu veículo. Caso não tenha o manual, pode-se pesquisar por modelo na internet. Inclusive, os pneus dianteiros podem ter pressão ideal diferente dos traseiros.

Alguns carros também podem ter o valor da calibragem escrito em uma etiqueta na parte interna da carroceria, na porta ao lado do condutor, ou na tampa do combustível.

Quando devo calibrar o pneu do meu carro?

A frequência com que os pneus devem ser calibrados também deve ser levada em consideração. Isso irá depender do uso do carro, se é mais constante ou não.

A indicação é para que seja feita a cada 15 dias, ou 500 km rodados. E idealmente com os pneus frios, ou seja, sem ter rodado mais de 3km até o local.

Quando alterar a carga, é fundamental que calibre novamente. Por exemplo, se estiver fazendo uma mudança ou indo viajar com malas pesadas e bagageiro de teto. Lembre-se de consultar o manual para a opção correta.

Passo a passo para calibrar pneu

Calibrando no posto de gasolina

Calibrar no posto de gasolina é uma ótima opção, uma vez que a maioria dos frentistas está à disposição para te ajudar ou calibrar para você.

Caso tenha que fazer por conta própria, não se preocupe! O passo a passo é bem simples de ser seguido:

  1. Pare próximo ao Calibrador de pneus, desligue seu carro e desça;
  2. Vá até o visor do calibrador e digite o número correspondente à calibragem correta do seu pneu;
  3. Solte a mangueira e leve-a até suas rodas;
  4. Retire a tampa válvula do pneu e coloque a mangueira;
  5. Aguarde encher até ouvir o “bip”;
  6. Solte a mangueira e volte a tampa imediatamente;
  7. Prossiga para o próximo pneu.

Calibrando em casa

Para calibrar em casa, ou em qualquer outro lugar, é preciso ter um calibrador portátil específico para veículos de grande porte. Essa é uma opção conveniente e segura, uma vez que pode calibrar em qualquer lugar que for necessário.

O passo a passo para isso é o mesmo que o anterior, mas é importante primeiro entender o funcionamento do aparelho.

Não esqueça do estepe!

Seu pneu reserva também precisa ser calibrado! É muito importante garantir que o estepe esteja cheio, afinal nunca se sabe quando vai precisar dele. O ideal é que esteja com pressão de até 5 psi acima dos outros, e que sempre seja calibrado em conjunto.

Seguindo essas dicas e prestando atenção às orientações do manual, você garante uma maior vida útil aos pneus e o melhor funcionamento possível do seu veículo!

Nossas lojas

      Orçamento Rápido via Whats